quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Zope 3 no Ubuntu Jaunty -(9.04)

Comecei a estudar Zope recentemente e, quando fui instalar o Zope 3 no Ubuntu 9.04 tive um pequeno contratempo. Não sei se é algo comum, mas não achei uma resposta na web (procurei tão pouco que pode ser que tenha). Basicamente, após ter instalado o pacote zope3 e ter criado uma instância do zope da seguinte maneira:

$sudo /usr/lib/zope3/bin/mkzopeinstance

eu tentava subir o Zope com:

$sudo /etc/init.d/zope3

e a instância simplesmente falhava. Então tentei subir a instância diretamente com:

$sudo /local_da_minha_instancia/test/bin/zopectl fg

E foi acusado um erro no arquivo /local_da_minha_instancia/test/etc/zdaemon.conf. Basicamente faltava colocar um % em frente ao define da segunda linha. Coloquei e resolveu meu problema.

Acredito que esse arquivo seja gerado automaticamente, daí o erro. De qualquer maneira deixo relatado aqui pra quem tiver o mesmo problema (ou uma explicação melhor pra ele!).


Abraço.

Nenhum comentário: